6 de dez. de 2010

Reunião do Polo Xucurus foi realizada em Minador do Negrão

Por: Carlos Mendes

Representantes do Polo Sindical Xucurus estiveram reunidos, na sexta-feira (03), nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão. O evento, contou, ainda, com a participação do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), Genivaldo Oliveira da Silva, e do secretário de Finanças da entidade, Florisval Guedes Filho. Na pauta do dia, vários assuntos importantes foram amplamente discutidos, a exemplo da Marcha das Margaridas, que vai acontecer no ano que vem em Brasília.

A reunião foi aberta pelo presidente do STTR local, Pedro Correia Filho, que agradeceu a presença de todos. Antes de passar a palavra para o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, ele disse que ninguém chega a lugar nenhum sozinho e em tom de brincadeira, colocou que até para nascer se precisa de ajuda. 

Genivaldo Oliveira aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos primeiros meses da sua gestão como presidente da Fetag/Alagoas. Outro assunto, também, lembrado, se tratou, basicamente de alguns eventos que estão sendo organizados, já para o ano que vem como Marcha das Margaridas, Grito da Terra Brasil, Grito da Terra Nordeste e Grito da Terra de Alagoas.  

O Polo Xucurus tem novo coordenador

Por unanimidade de votos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho, foi eleito o novo coordenador do Polo Xucurus. Para a secretaria, foi indicada a representante de jovens do STTR de Palmeira dos Índios, Dilma Beltão; A tesouraria vai ficar com Elizângela Rodrigues Português, do STTR de Major Izidoro; como coordenador de jovens, o escolhido foi o representante de Chãn Preta, Antônio Ferreira dos Santos, e como secretária de mulheres, a presidente do STTR de Paulo Jacinto, Janaina Ribeiro de Oliveira.

24 de nov. de 2010

Polo Xucurus se reúne no dia 3 em Minador do Negrão

Por: Carlos Mendes


Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar do Polo Xucurus estarão se reunindo no próximo dia três, no município sertanejo de Minador do Negrão. Durante a realização da última reunião do ano, vão serem discutidos assuntos relacionados à classe trabalhadora, bem como um breve relato das ações que foram desenvolvidas durante o ano de 2010.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho, o dia será especial. “Estamos de braços abertos para receber todos os companheiros do Polo Xucurus e até mesmo de outros Polos”, disse Pedro Correia.

O evento deverá contar, também, com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

19 de nov. de 2010

1º Encontro Regional da 3ª Idade é realizado em Quebrangulo

Por: Carlos Mendes

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, abriu suas portas, ontem (18), para a realização de mais um importante evento: o 1º Encontro Regional da 3ª Idade do Polo Xucurus. Entre os participantes, estavam os representes dos STTRs de Quebrangulo, Belém, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, além de diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG) e profissionais da saúde.
 
Para o encontro foram convidados, também, o responsável pela Secretaria de Saúde de Quebrangulo, bem como, Agentes de Saúde, Assistência Social, CRAS, CAPS e o Núcleo de Promoção a Saúde do município de Quebrangulo.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, Maria Betênia Gomes dos Santos, fez a abertura do evento. Ela agradeceu a presença de todos e disse que aquele era um momento de felicidade.

Em seguida, a presidente Maria Betânia Gomes passou a palavra para o Secretário da 3ª Idade da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Pedro Lúcio Rocha. Ele fez uma explanação sobre a luta e as conquistas do movimento dos trabalhadores rurais. Outro tema bastante discutido foi justamente o fortalecimento dos grupos da 3ª Idade nos STTRs que compões o Polo Sindical do Agreste.

A assessora da Fetag, Maria Cícera Miranda, também falou da importância dos grupos da 3ª Idade. Para ela, os mais experientes têm muito a ensinar a nova geração de dirigentes sindicais.

Ao final do evento, mais uma vez, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quebrangulo, Maria Betânia Gomes, agradeceu a presença de cada um dos participantes. Ela disse que o sindicato estará sempre de portas abertas.

1 de nov. de 2010

Reunião do Polo Xucurus aconteceu em Quebrangulo

Por: Carlos Mendes

Foi realizada na sexta-feira (29), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, mais uma importante reunião do Polo Sindical Xucurus. Estiveram presentes, representantes dos STTRs de Palmeira dos Índios, Major Izidoro, Paulo Jacinto, Minador do Negrão, além Maria Cícera Miranda e da Coordenadora de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Maria Aparecida da Silva (Cida de Ouro Branco).

Durante a reunião foram discutidos assuntos importantes, a exemplo da participação das mulheres do meio social, seja na política ou como líder no meio rural. A Marcha das Margaridas, que acontece no próximo ano, foi colocada em discussão pela Secretária de Mulheres da Fetag, Maria Aparecida da Silva. Ela disse que a ida da mulher alagoana a Brasília participar da Marcha será de fundamental importância para o engrandecimento do movimento.

O projeto do governo federal, denominado de “Minha Casa Minha Vida”, foi questionado durante reunião, haja vista as dificuldades enfrentadas pelas lideranças para conseguir o enquadramento das familiares carentes. Para os participantes, a falta de informação e as constantes mudanças no projeto têm dificultado ainda mais o bom andamento das ações do governo, principalmente no interior do estado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Paulo Jacinto, Janaina Ribeiro de Oliveira, falou sobre a Previdência Social. Segundo ela, apesar dos avanços, a muito que fazer para melhorar.

Outros assuntos relacionados a setores internos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foram amplamente discutidos.

Ao final da reunião, a presidente Maria Betânia Gomes agradeceu a participação de todos e disse que o STTR de Quebrangulo está de portas abertas para receber os companheiros do movimento.

Terceira Idade

Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), a diretoria do STTR de Quebrangulo, através da presidente Maria Betânia Gomes, realiza, no próximo dia 11, na sede da instituição, o I Encontro Regional da Terceira Idade do Polo Xucurus. Para este evento, os organizadores esperam contar com a participação de representantes de todos os sindicatos que compõem do Polo Xucurus.

29 de set. de 2010

Reunião do Polo Xucurus é realizada em Paulo Jacinto

Por: Carlos Mendes


Representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos, na sexta-feira (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Paulo Jacinto. A reunião foi aberta pela anfitriã Janaina Ribeiro de Oliveira. Em seguida, passou a palavra para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva. Participaram do evento, líderes dos sindicatos de Palmeira dos Índios, Chãn Preta, Quebrangulo, Belém, Tanque Dárca, além de Paulo Jacinto.

Entre os assuntos discutidos durante a reunião, estava os que tratam da Previdência Social, principalmente, a ação de atravessadores que vem agindo de forma descarada em vários municípios de Alagoas. Essas pessoas aliciam, muitas das vezes, gente que tem envolvimento com alguns sindicatos. Os aliciadores, normalmente, são ligados a escritórios jurídicos.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, Maria Betânia Gomes (foto), o trabalho desenvolvido pelos sindicatos, em parte, vem sendo prejudicado pela ação de pessoas alheias ao movimento dos trabalhadores. As palavras da sindicalista foram reforçadas pela secretária de Políticas Sociais do STTR de Palmeira dos Índios, Elizete Silva da Rocha.

Já o experiente líder sindical Jorge Bernardo, criticou duramente a falta de fiscalização para coibir a ação dos atravessadores. Citou como exemplo, a região de Palmeira dos Índios. Ele chamou a atenção de todos para que combatam a ação dessas pessoas. O presidente do STTR de Belém, José David Pereira, disse que não permite a presença de atravessadores dentro do sindicato.

Genivaldo Oliveira falou da eleição do STTR de Chãn Preta, que será marcada nos próximos dias. Disse ainda que, o edital está sendo providenciado e será publicado em breve. Os avanços tecnológicos, como a internet, jornais e rádio, foram colocados como ponto de discussão pelo presidente da FETAG/AL.

Maria Betânia Gomes, disse que o próximo encontro do Polo Xucurus vai acontecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, a partir das 9 horas.

30 de ago. de 2010

Reunião do Polo Xucurus é movimentada

Por: Carlos Mendes

Os representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Igaci, na sexta-feira (28). Na pauta, vários assuntos relacionados às melhorias para a classe trabalhadora, bem como a implantação de bancos de sementes em vários municípios de Alagoas.

Estiveram presentes os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais dos municípios de Igaci, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Belém, Chãn Preta, Quebrangulo e Mar Vermelho, além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

A presença do presidente da Fetag serviu que os demais sindicalistas tirassem algumas dúvidas sobre a renegociação e o perdão das dívidas para alguns agricultores que contraíram empréstimos junto aos bancos oficiais. Para Genivaldo Oliveira, é preciso que todos fiquem atentos e passem de forma correta as informações para os agricultores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Major Izidoro, José Maurício, questionou a forma como a AAGRA desenvolve suas ações naquele município. Para ele, as coisas acontecem e o STTR local, legítimo representante dos trabalhadores não é convidada para participar.

Outro assunto discutido durante a reunião foi sobre as ações da Previdência Social em alguns municípios, principalmente em Palmeira dos Índios. A discussão foi levantada pelo Coordenador do Polo Xucurus e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais local, Leonardo Correia. Ele também falou da importância do Polo ter um programa de rádio para divulgar as ações dos sindicatos da região.

A próxima reunião do Polo Xucurus será realizada na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Paulo Jacinto.

27 de ago. de 2010

Síntese do Bioma da Caatinga

Silvana (blusa vermelha) e Leonardo (camisa verde)
    Por: Carlos Mendes

A consultora técnica do Projeto de Apoio à Gestão dos Empreendimentos Coletivos da Agricultura Familiar do Bioma da Caatinga, Maria Denise de Assis, apresentou, nesta sexta-feira (27), no salão de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, uma síntese sobre tudo o que foi colocado para os participantes. Ela explicou de forma detalhada o real objetivo do curso e o que isso representa para a região.

Presente ao evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Palmeira dos Índios, Leonardo Correia, acompanhado do vice- presidente da instituição, José Tavares, ouviu atentamente as explicações da consultora.

Também esteve presente durante a apresentação da síntese, o representante das pipocas Boni e da Cooperativa de Produtores do Povoado Bonifácio, Manoel Higino de Menezes; a presidente da associação de Batingas, Silvana Ferreira Torres; Maria de Fátima de Andrade Melo, da associação de Agricultores de Igaci; a coordenadora do grupo de doceiras de Palmeira dos Índios, Maria Telma Alves da Silva, além de representantes de uma associação que beneficia leite de cabra no município de Igaci.

Silvana levou uma pequena amostra do que é produzido em sua comunidade, a exemplo de bolo de mandioca, farinha, goma e macaxeira. Já as doceiras, apresentaram para o público presente alguns dos seus produtos, como cocada de amendoim e de leite, goiabada, negobom, doce em calda e cremoso.

Doces fabricados pelas mulheres de Palmeira dos Índios
De acordo com a consultora, o foco do programa é fortalecer o perfil empreendedor de agricultores e agricultoras familiares, introduzir inovações pontuais no aspecto técnico-gerencial dos empreendimentos, fortalecer a interação entre os empreendimentos coletivos e as instituições de apoio, provocar a discussão sobre associativismo e cooperativismo com base na economia solidária, além de ampliar e fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultora familiar.

Garantir que os empreendedores tenham acesso a informações, ampliando as condições de competitividade dos empreendimentos, e, também, promover a elevação do nível de emprego e renda nas comunidades envolvidas, são temas importantes, que foram amplamente discutidos, durante a realização do Projeto de Apoio à Gestão dos Empreendimentos Coletivos da Agricultura Familiar do Bioma da Caatinga.

A expectativa é que o projeto promova a competitividade desses empreendimentos coletivos, através da potencialização da capacidade que eles têm de agregar valor aos seus produtos, sem perder de vista as crescentes exigências do mercado, como a restrição sobre impactos ambientais e a certificação de origem, entre outras. Tudo isso, respeitando a identidade de cada iniciativa e o seu ambiente de origem.

Com a realização do evento nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, a diretoria, sob a coordenação do presidente Leonardo Correia, demonstra a seriedade como são tratadas as ações em prol da geração de renda no município.

Para o presidente, as pessoas que produzem precisam de um local adequado para expor e vender os seus produtos. Com a ausência de políticas públicas voltadas para estes fins, por parte do governo municipal, o sindicalista pensa em criar uma feira permanente, em um terreno ao lado do sindicato. Mas antes de tomar qualquer decisão, fará um estudo de viabilidade e levará para ser discutido com a diretoria da instituição.

“Tudo que for bom para os trabalhadores e Trabalhadoras rurais do nosso município, estaremos prontos para contribuir. Nosso objetivo é defender a classe trabalhadora e buscar, junto aos órgãos competentes, melhorias que possam ajudar na qualidade de vida da sociedade”, frisou Leonardo Correia.

16 de ago. de 2010

Melhorias e união são temas discutidos pela diretoria

Por: Carlos Mendes

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios vem desenvolvendo ações para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos associados. Semanalmente são realizadas reuniões e encontros em várias comunidades da zona rural do município. Na quinta-feira (12), diretores e delegados sindicais estiveram reunidos na sede da instituição, onde foram discutidos assuntos relacionados à categoria.

O encontro foi coordenado pelo vice-presidente José Tavares. Ele falou sobre a gratificação dos diretores e chamou a atenção de todos para se unir cada vez mais em prol de melhorias para a classe trabalhadora, além de lembrar que a participação deles nas reuniões é de fundamental importância.

Já o presidente Leonardo Corria, que vem se recuperando de um acidente de trânsito, mas que esteve presente a reunião, disse que a participação de cada integrante da diretoria só trás benefícios e mostra que o grupo está unido.
“Lutamos para alcançar os nossos objetivos. Não é agora que vamos desistir. Não podemos permitir que interferências externas nos prejudiquem. Sabemos do valor de cada um dessa diretoria, por isso, a união é o melhor caminhado para alcançar-mos os nossos anseios”, falou o presidente licenciado.

A secretária de Formação e Organização do Sindicato, Dilma Beltão, falou da participação de três diretores da Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Palmeira dos Índios, durante cinco dias, no Festival da Juventude, que foi realizado em Brasília, no mês passado.

30 de jul. de 2010

Polo Xucurus se reúne em Major Izidoro

Por: Carlos Mendes

Os sindicatos que compõem o Polo Xucurus estiveram reunidos durante a manhã desta sexta-feira (30), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Major Izidoro, na região Sertão do Estado. Durante o encontro dos líderes sindicais discutiram assuntos relacionados à categoria.

Para Leonardo Correia, presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, e também coordenador do Polo Xucurus, as discussões serviram para esclarecer alguns pontos que estavam ainda sem resposta. Segundo ele, a presença do presidente da Fetag/AL – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva, foi considerada como positiva.

José Maurício, presidente do STTR de Major Izidoro, aproveitou a presença do coordenador do Polo e do presidente da Fetag/AL, para fazer algumas críticas sobre o comportamento da federação, diante de um fato, ocorrido no domingo 25, que segundo ele, o teria deixado magoado, que foi a ida de uma pessoa do município de Major Izidoro para participar do 2º Festival da Juventude, em Brasília, sem a sua devida autorização.

Genivaldo Oliveira disse que nada pode fazer para impedi-lo de viajar, já que ele se prontificou em pagar a sua própria passagem.

A reunião contou ainda com os sindicatos de Major Izidoro, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Minador do Negrão, Dois Riachos, Belém, Tanque Darca, Além da Fetag/Alagoas.

25 de jun. de 2010

Leonardo Correia participa de reunião do Polo

Carlos Mendes

Afastado por conta de um acidente automobilístico, ocorrido ha cerca de dois meses, o presidente licenciado e coordenador do Pólo Xucurus, Leonardo Correia, fez questão de participar da reunião do Pólo, realizada na manhã da terça-feira (22), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios. José Tavares, vice-presidente e demais diretores da instituição, também estiveram presentes.

O evento foi coordenador pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), Genivaldo Oliveira da Silva, que esteve acompanhado da secretária de Políticas Agrícolas da entidade, além da Coordenadora de Jovens (FETAG), Dilma Beltão.

Estiveram participado do encontro, além de Palmeira dos Índios, os sindicatos de Major Izidoro, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Igaci, Quebrangulo, Paulo Jacinto e Belém.

Temas como o grito da Terra Nordeste, Fetraf e as enchentes que destruíram algumas cidades do interior, a exemplo de Quebrangulo e Paulo Jacinto, foram amplamente debatidos. O Presidente da Fetag/AL, Genivaldo Oliveira, prometeu, na medida do possível, ajudar os sindicatos que foram atingidos pelas águas.

Ao final das suas palavras, Leonardo Correia, agradeceu o apoio que vem recebendo dos amigos e companheiros do movimento. Falou ainda da sua recuperação e prometeu voltar, assim que for liberado pelos médicos, para a luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e da agricultura familiar de Palmeira dos Índios.

21 de jun. de 2010

Polo Xucurus se reune no dia 22

O Polo Xucurus vai ser reunir no próximo dia 22, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios. A previsão é de que todos os sindicatos que compõem o pólo estejam presentes. Durante a reunião, serão discutidos assuntos relacionados à categoria e os acontecimentos ocorridos nos últimos dias. Outro tema que também estará na pauta, é a destruição de casas e estabelecimentos comerciais nas cidades de Quebrangulo e Paulo Jacinto, causados por um grande volume de água.

2 de jun. de 2010

José Tavares participa de encontro em Palmeira dos Índios

Aconteceu durante a manhã de ontem, no auditório da Unimed, no São Bernardo Hotel, em Palmeira dos Índios, a segunda Audiência Pública, promovida pela gerência executiva em Alagoas. Durante o evento, foram discutidos vários assuntos relacionados a Previdência Social, a exemplo da importância do Conselho de Previdência Social como possibilidade do diálogo e de controle social. Também foi falado sobre o Programa de expansão do INSS, concurso e nemeação de servidores, como técnico e analista previdênciário, assistente social e médico perito.


O presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, José Tavares, esteve presente ao evento. Ele disse em seu disrcuso, que a instituição está de portas abertas para o diálogo. Ele falou ainda que, os documentos que chegam a sua mesa para assinar, são verificados de forma minuciosa.

Por: Carlos Mendes

27 de mai. de 2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, CONVOCA A TODOS OS ASSOCIADOS E ASSOCIADAS QUITES COM SUAS OBRIGAÇÕES ESTATUTARIAS, APOSENTADOS E APOSENTADOS PENCIONISTA DO INSS QUE DESCONTAM AS SUAS MENSALIDADES VIA BANCO, PARA PARTICIPAREM DA REUNIAO DE ELEIÇÃO PARA DELEGADO OU DELEGADA SINDICAL DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS, NA ASSOCIAÇAO CANDARA QUE ACONTECERÁ NO PROXIMO DIA 30/05/2010 NO PERIODO DAS 09:00h AS 11:00h.

OS REFERIDOS CANDIDATOS DEVERAO COMPARECER NA SEDE DO SINDICATO 10 DIAS ANTES DA ELEIÇÃO PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS MUNIDO DE CARTEIRA DO SINDICATO E OUTROS DOCUMENTOS QUE COMPREVEM A ATIVIDADE RURAL.


DIVULGUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.


PALMEIRA DOS ÍNDIOS, 22 DE MAIO DE 2010.


JOSÉ TAVARES DA SILVA

VICE-PRESIDENTE EM EXERCICIO


ARLETE DA SILVA TORRES

SECRETÁRIA

21 de mai. de 2010

Coletivo de Mulheres

Neste sábado (22), a partir das 8 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, acontece uma reunião, para formação do Coletivo de Mulheres no Município de Palmeira dos Índios. Na oportunidade serão escolhidas trinta mulheres associadas da instituição, para participar do Coletivo Estadual que acontece nos próximos dias, no Centro Social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas, em Maceió. De acordo com a coordenadora de mulheres do STTR de Palmeira dos Índios, Arlete Pereira, durante a realização do evento, serão discutidos assuntos diversos, principalmente os que falam sobre as melhorias para as mulheres.

18 de mai. de 2010

Comentário

Vaninha disse...

A DIRETORIA DESTE SINDICATO ESTÁ DE PARABÉNS PELO DINAMISMO E TRANSPARÊNCIA EM SUAS PRESTAÇÕES DE CONTAS, ESPERO QUE TODOS OS DEMAIS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DO MSTTR SIGAM O MESMO EXEMPLO.

ABRAÇÃO EM TODOS VANINHA

6 de abril de 2010 07:55

Polo Xucurus

No dia 28, a partir das 9 horas, os representantes do Polo Sindical Xucurus, estarão se reunindo na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Igaci. Durante o encontro, serão discutidos assuntos relacionados a categoria.

Assembléia Geral

No próximo dia 29, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, realiza mais um assembleia geral. A reunião será coordenada pelo vice-presidente, José Tavares da Silva, já que o presidente Leonardo Correia, se encontra de licença médica, em virtude de um acidente automobilístico. Nos próximos dias ele estará de volta.

8 de mai. de 2010

Diretoria investe na melhoria da sede

Salão de reunião do STTR de Palmeira dos Índios recebe forro de PVC
Após quatro meses a frente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, o presidente Leonardo Correia, juntamente com os demais diretores, conseguiram fazer importantes melhorias na sede, a exemplo do forro em PVC, no salão de reuniões.

Os mais de 250 metros de PVC foram comprados com recursos da própria instituição. Nessa primeira etapa foi investido R$ 7.200,00. Para Leonardo, que se encontra de licença médica, por conta de um acidente automobilístico, essa foi apenas uma das inúmeras ações que serão desenvolvidas para garantir o bem estar de todos.

27 de mar. de 2010

Leonardo Correia é eleito Coordenador do Polo Xucurus

Foi realizada na sexta-feira, 26, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Estrela de Alagoas, uma reunião com os sindicatos do Polo Xucurus. Durante o evento, vários assuntos relacionados a categoria foram amplamente discutidos. A federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), esteve sendo representada pelo Secretário de Formação e Organização Sindical, Givaldo Vitório Teles. No encontro foi eleito Leonardo Correia da Silva, como novo Coordenador do Polo Xucurus. Como Secretária, Maria Betânia Gomes dos Santos; Tesoureiro, Pedro Correia Filho; Scretária de Mulheres, Janaina Ribeiro de Oliveira; Secretária de Jovens, Antônio Ferreira dos Santos. Já a Scretária de Formação, ficou com a sindicalista Claudineide Maria dos Santos Nascimento.



2 de mar. de 2010

Encontro no sertão vai discutir a desertificação no nordeste

O Encontro objetiva ainda a mobilização para a pactuação de compromissos entre os órgão tomadores de decisão

É o I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (I ENED), que começa nesta quarta feira 3 e vai até o dia 5 de março, em Juazeiro, Bahia, e Petrolina, Pernambuco. O I ENED tem como objetivo central o fortalecimento político-institucional da agenda de combate à desertificação e dos processos de implementação dos Programas de Ação Nacional e Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - PAN-Brasil e PAEs, respectivamente.

O encontro é promovido pelo Ministério da Integração Nacional e o Ministério do Meio Ambiente, com a participação e execução do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O Encontro objetiva ainda a mobilização para a pactuação de compromissos entre os órgão tomadores de decisão, de forma a elevar o patamar de prioridade dessa Agenda, em todas as esferas da sociedade brasileira.

As ações de enfrentamento do processo da desertificação no âmbito do MMA e do MI contam com a parceria dos projetos de Cooperação Técnica firmados entre estes Ministérios e o IICA. Uma importante ação é a instalação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).

Cabe à CNCD estabelecer estratégias para o combate à desertificação e à diminuição dos efeitos da seca, bem como medidas necessárias para erradicar a pobreza no Semiárido. Tem ainda, como finalidade, implementar compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

Fonte: Nordeste Rural

2 de jan. de 2010

Corte indiscriminado de madeira da caatinga pode afetar a sobrevivência no semiárido

A forma inadequada do uso de grandes áreas tem levado à degradação

A exploração da cobertura vegetal, em especial no semiárido, é fonte de renda para agricultores familiares e de insumos para abastecer importantes segmentos econômicos instalados na região. A lenha cortada vai para as indústrias, fornos domésticos, restaurantes e padarias. Isso quer dizer que entre 30 e 50% da energia primária consumida no Nordeste tem como fonte a madeira retirada da caatinga.

O problema é que muitas vezes ao custo de cortes indiscriminados de espécies madeireiras. Para o engenheiro agrônomo Ivan André Alvarez, pesquisador da Embrapa Semiárido, a contenção desses cortes manterá a mata nativa como importante meio de desenvolvimento social e econômico na área dependente de chuva.

A forma inadequada do uso de grandes áreas tem levado à degradação do solo e à perda de biodiversidade, explica o pesquisador. Os modelos de desenvolvimento para a região contribuem para agravar os impactos sociais e ambientais, principalmente os que são relacionados com a exploração da madeira da caatinga, e desmatamentos e queimadas para implantação de sistemas agropecuários.

É preciso não deixar que esse processo se prolongue ou até mesmo se acelere, afirma Ivan Alvarez. O componente florestal - com o fornecimento de madeira, carvão, forragem, óleos, tanino e produtos medicinais - é básico para o desenvolvimento do semiárido. Na região do sertão pernambucano e norte da Bahia, é necessário promover o fortalecimento de práticas de manejo sustentado da caatinga, compatíveis à realidade local, em contraposição ao modelo irracional que vem levando a vegetação à degradação.

Nordeste Rural